Aguarde...

 06/03/2023 10:15

NOTÍCIAS

Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias para melhorar produtividade na agropecuária na Expodireto

 ImprimirEmbrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias para melhorar produtividade na agropecuária na Expodireto
Foto: Felipe Rosa
Felipe Rosa - Estratégias para o controle do caruru em lavouras de soja serão apresentadas na feira
Estratégias para o controle do caruru em lavouras de soja serão apresentadas na feira
A Embrapa Pecuária Sul participa da Expodireto Cotrijal 2022, entre os dias 06 e 10 de março, em Não-me-Toque (RS), com a apresentação de soluções tecnológicas e recomendações técnicas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária. Um dos destaques que serão mostrados na feira são estratégias para o controle do caruru em lavouras da soja que vêm sendo avaliadas pelo centro de pesquisa. Também estarão disponíveis para os visitantes, informações sobre cultivares de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa, além do conceito Pasto sobre Pasto, que visa melhorar o planejamento forrageiro e a oferta de alimentação para animais.
         A planta daninha conhecida como caruru (Amaranthus hybridus) vem trazendo prejuízos para a cultura da soja, com aumento de sua presença em lavouras e com resistência adquirida aos principais herbicidas utilizados. Diante disso, a Embrapa vem desenvolvendo estudos buscando melhores estratégias para o seu controle, seja pelo manejo das áreas ou pelo uso de novos princípios químicos. Os resultados das pesquisas mostram que a planta indesejada pode ser melhor controlada quando há a integração da lavoura de verão com a pecuária no inverno.
         Os visitantes da feira poderão conhecer forrageiras desenvolvidas pela Embrapa que visam aumentar opções para o produtor, com cultivares adaptadas para a região Sul do país. Entre elas está o capim-sudão BRS Estribo, que há mais de 10 anos está no mercado e vem sendo muito utilizado por produtores de gado de corte e de leite. Trata-se de gramínea anual de verão para pastejo direto dos animais que possibilita a obtenção de excelente desempenho animal em ganho de peso e produção de leite. A cultivar poderá ser conferida em uma parcela que foi implantada no local da feira.
         Outra tecnologia que será apresentada é o Pasto sobre Pasto. O conceito consiste em mesclar plantas forrageiras de diferentes espécies e ciclos em uma mesma área, iniciando um novo ciclo de crescimento do pasto sobre outro ciclo, sem remover as diferentes forrageiras em produção. Com essa tecnologia é possível ter maior estabilidade na oferta de forragem ao longo do ano, principalmente nos críticos períodos de transição entre as estações frias e quentes do ano, quando ocorrem os conhecidos vazios forrageiros. Em uma parcela na feira, os visitantes poderão conhecer o conceito de perto, com uma mescla com capim-sudão e o trevo-branco BRS Entrevero.
A feira - A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.
Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul
Contatos para a imprensa
pecuária-sul.imprensa@embrapa.br
Telefone: 53 32404749

Dias de campo e visitas técnicas marcam reta final de projeto desenvolvido na região

Entre os dias 7 e 9 de março, haverá atividades para produtores rurais de três municípios do Vale do Jequitinhonha: Rubim, Francisco Badaró e Coronel Murta. Nessas localidades, serão apresentados os resultados alcançados com o uso de tecnologias para melhoria da produtividade de lavouras e recuperação de pastagens.
Em Unidades Demonstrativas (UDs) instaladas em propriedades rurais, foram adotadas técnicas para garantir melhores resultados econômicos e oferta de alimento aos rebanhos durante todo o ano. “A principal prática foi a Integração Lavoura-Pecuária (ILP)”, conta Marco Aurélio Noce, agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo. “Foram implantadas áreas de sorgo com capim e também de milheto com capim. As lavouras garantem a produção de silagem e, após a colheita, as áreas ficam com pastagem formada”, explica.
O trabalho desenvolvido na região teve início em 2018, conforme conta Fredson Chaves, supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. “A partir de demandas apresentadas por produtores da região, a Embrapa uniu esforços com outras instituições e assim surgiu o projeto Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro”. A cada ano, são disponibilizadas alternativas viáveis aos produtores rurais, principalmente para a produção de forragens para a pecuária, a fim de tornar a atividade mais eficiente e garantir maior geração de renda.
Em 2023, o projeto encerra suas atividades, tendo atendido mais de 10 mil produtores rurais com capacitações e outras atividades de Transferência de Tecnologia. Na safra 2022/2023, foram cerca de 40 UDs em propriedades de produtores familiares, acompanhadas por técnicos da Emater-MG e do Senar Minas. Além disso, também houve condução de quatro Unidades de Referência Tecnológica (URTs), instaladas em áreas públicas em parceria com prefeituras e institutos de ensino, para validação local de tecnologias. Nas URTs são conduzidos experimentos para avaliar quais práticas e cultivares apresentam melhor adaptação à região.
Agenda
Confira a programação dos eventos técnicos.
Em Rubim, no dia 7 de março, visita técnica à propriedade do produtor Ademir de Sousa Lacerda no período da manhã. À tarde, dia de campo sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP), na Fazenda Olhos D’Água.
Em Francisco Badaró, no dia 8 de março, visita técnica à propriedade do produtor Antônio Aparecido Martins.
Em Coronel Murta, no dia 9 de março, dia de campo sobre ILP na propriedade do produtor Clélio Bittencourt Murta.
Parcerias
O projeto Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro, coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo, conta com uma rede de parcerias, que envolve Anater, Emater-MG, Senar, Sebrae, Epamig, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, sindicatos rurais e Nova Ambaj (Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha).
Marina Torres (MTb 08577/MG)
Embrapa Milho e Sorgo
Contatos para a imprensa
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1272

Ver todas notícias